05/11/07

Invernar












Gymno. Mihanovichii

Este fim de semana grande também eu "hibernei" tal como os cactos e sinceramente pouco fiz!

Na minha varanda apenas plantei três bolbos de jacintos vermelhos (sim! porque nem só de cactos eu vivo lol), vamos ver se consigo vê-los germinar... espero que a Cris me dei uma ajuda!
Também tenho um bolbo de jacinto em água e já tem raízes, depois eu mostro...

Para alem disso a minha Schlumbergera já está cheia de botões florais, mais um mês e já tenho flores para partilhar :)

E falando de coisas menos felizes, já tive um baixa no berçário :( , bem como me deparei com uma nova praga!, tinha uns pulgões numa echevéria, uns bichinhos minúsculos pretos que segregavam uma pasta género açúcar molhado...fiz uma limpeza com uma mistura de água, sabão e álcool e borrifei a planta, acho que deu resultado!

Tenham uma boa semana! e boas culturas :)

5 comentários:

Trumbuctu disse...

Os pulgões tratam-se bem só com uma mistura de sabão de potassa, 100g/5L, mas sem alcool (só se for de cereais e esse aqui ainda não consegui encontrar).

Podes experimentar pulverizar com uma infusão de camomila com tomilho, durante 3 dias.Também resulta, a cavalinha promove a autodefesa da planta e o tomilho é anti-séptico. Repetes o tratamento após 15 dias.
Boa sorte.

CrisB disse...

Crassula, no te preocupes muito com os Jacintos, vais ver que florescem sem problema. Não lhes dês muita água.
Os bolbos que compramos são "forçados", ou seja, na anterior época de vegetação, foram-lhes administradas substâncias para nutrir bem o bolbo, assim, agora que o plantaste, está preparado para dar flor.
Cris

Rose disse...

Olá, Cras,,,

Nelio disse...

Crassula infelizmente tem sempre que aparecer uma praga para nos pôr a cabeça a andar á roda para eliminá-la,oxalá consiga....

Anónimo disse...

Olá Crassula. Já há uns dias que não passava por aqui. Sabes, tb tenho uma shlumbergera - aliás tenho duas, uma vermelha e outra rosa clarinho - a vermelha já está em flor há umas duas semanas (nunca floriu tão cedo que me lembre!!); qt. à rosa começaram os botões a abrir esta semana. Por azar tenho-me esquecido de comprar pilhas para a minha máquina que decidiu que não queria mais funcionar com as recarregáveis que lhe ponho (grrr!).